DIAS, HORÁRIOS E LOCAL DAS SESSÕES

DIAS, HORÁRIOS E LOCAL DAS SESSÕES
Nós realizamos nossos trabalhos de exercício da caridade espiritual, comandadas pela nossa presidente Dna. FLOR MARIA:
nos DIAS de:
TERÇAS FEIRAS:

Início: 19:00 hs., Portão aberto às 18:45 hs., Fechando às 19:15 hs.
QUARTAS FEIRAS:
Início: 20:00 hs., Portão aberto às 19:45 hs., Fechando às 20:15 horas.
LOCAL:
Rua 05 Qd. 17 Lt. 19 - Vl Morais -Tel: 0 (xx) 62 3261-6866

quarta-feira, 29 de julho de 2009

EXERCÍCIO DA FÉ - LUCAS 7

Boa noite. A mensagem de hoje fala para íntimo de nós, ela fala da FÉ, o quanto é importante ter fé, é uma passagem de JESUS, relatada no livro da bíblia Lucar 7, abaixo segue os versículos 9 a 16, mas recomento a leitura de todos os versículos.
...
9 E, ouvindo insto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.

10 E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo.

11 E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamanda Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;

12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.

13E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.

15 E entregou-o a sua mãe.

16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. ...

terça-feira, 28 de julho de 2009

CHEGOU A HORA DE DECIDIR: MUDAR OU FICAR NA MESMA

Boa noite. Que a paz de Deus esteja com todos, a Mensagem de hoje, ela já é auto explicativa, pois ela trata do mudar, de realmente mudarmos para melhor, mudar nos conectando a nós mesmos e com isto conectanto ao Espírito.

Estamos vivendo uma época bastante estranha. Muitas pessoas sentem desânimo, frustração e não encontram muito significado em alguns acontecimentos do mundo. Outras sentem uma diminuição de energia e até mesmo da saúde. O que está acontecendo?

Não dá mais par fazer de conta que não está acontecendo nada. Até mesmo o planeta está mostrando mudanças sérias na sua natureza e, consequentemente, vai nos obrigar a mudar a forma de como entendemos a palavra “evolução”. Na verdade, a Terra está se preparando pra uma nova forma, ou melhor, uma nova freqüência. E o que é exatamente isso? Nada mais é que um novo estilo de vida que nos obrigará a sermos mais cooperativos. Ou mais amorosos, que significa praticamente a mesma coisa.

A escolha é simples: vou continuar sendo mais materialista ou mais espiritual?

Chegou a hora de decidir. Pequenas mudanças vão começar a acontecer para estimular essa decisão, motivando as massas a escolherem um novo tipo de vida. Pense um pouco no sistema monetário de hoje, que privilegia a muito poucos. Você já deve saber, por exemplo, que o poder do dinheiro está nas mãos dos banqueiros. Nos últimos 10 anos, muitas pessoas começaram a descobrir que isso tudo está errado. Foi aí que muitos quiseram literalmente sair do sistema, o que visualizamos no movimento hippie.

Os valores atuais, baseados somente no lucro, vão mudar. Mas a mudança só ocorrerá quando uma grande quantidade de pessoas despertar.

Por isso a importância -agora-, da decisão.

É difícil reclamar de tudo isso. Mas é mais difícil ainda criar um novo sistema.
Entretanto, se você se conectar com a sua consciência superior (coração), pode perfeitamente viver a sua vida de acordo com o que acredita que é certo. Se emprestar dinheiro, pense na real importância de cobrar juros. Algumas pessoas cobram juros de seus próprios amigos! De qualquer forma, não deixe que o mundo mude você. Você também não precisa mudar o mundo. Você não precisa de sucesso. Precisa ser fiel a você mesmo. Fiel a quem você é. E não ser um robô do sistema. Faça o que seu coração manda. Seja fiel ao amor.

Nesse ponto fica uma pergunta: qual a diferença entre ilusão e realidade?
Se você não experimentar amor, você experimenta a ilusão.

A vida não é complicada. A mente é que complica tudo. Por isso é preciso aprender a equilibrar as energias. Primeiro, lembre-se que quando você tem consciência o tempo todo de como você se expressa, há equilíbrio. Se ninguém resistir á você, ou seja, se você expressa luz, há impacto em todos ao seu redor. Se você encontrar alguém com pouco entendimento, diminua um pouco a sua luz para não assustar o outro. É preciso eliminar a mania que muitos têm de viver em competição. Permita que as coisas venham para você como elas são, assim você equilibra naturalmente as suas energias. Permita que as pessoas sejam como elas são. Cada momento é novo. E durante esse momento nós precisamos ficar sensíveis e sem vontade de controlar.

É preciso definir melhor o que você quer da vida. É preciso mais foco.
A propósito, os relacionamentos são chaves para o despertar.
E -para terminar-, anote: sem confiança não há luz. Sem luz, não há vida.

Robert Happé
Autor do livro “Consciência é a resposta”
www.roberthappe.net

quarta-feira, 22 de julho de 2009

SALMO 52

Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus permanece continuamente.

2 A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos.

3 Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão. (Selá.)

4 Amas todas as palavras devoradoras, é língua fraudulenta.

5 Também Deus te destuirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes. (Selá.)

6 E os justos o verão, e temerão: e se rirão dele, dizendo:

7 Eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade.

8 Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.

9 Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos.

terça-feira, 21 de julho de 2009

ALGUNS ENSINAMENTOS

DEUS:
Que é Deus?
É a inteligência suprema do Universo e a causa primária de todas as coisas.

Qual é aprova da existência de Deus?
Tudo prova a existência de Deus: as maravilhas da Criação, nós mesmos, os nossos sentidos, e o conjunto dos nossos órgãos. Tudo o que o homem não fez é obra de Deus.

Deus tem forma humana?
Não. Deus é Espírito, está em toda parte, sua inteligência irradia em todos os pontos do Universo.

O que prova que Deus está em toda parte?
A ordem e a sabedoria admiráveis que se manifestam nas mínimas como nas máximas coisas. As almas que nas asas da prece para Ele se elevam, sentem a sua presença e o poder do seu amor imenso que se estende a todos os seres sem exceção.

Deus então é a fonte suprema da Bondade e da Justiça?
Sim, é o manancial onde bebemos as forças de que carecemos para o desenvolvimento das nossas faculdades intelectuais e morais.

Há mais de uma pessoa em Deus?
A razão nos diz que Deus é um ser único, indivisível. Quanto mais progredirmos e nos revestirmos das virtudes cristãs, mais compreenderemos Deus.

RELIGIÃO:
O que é Religião?
É as ciência que nos conduz a Deus, tornando-nos conhecedores dos nossos deveres e do nosso destino depois da morte.

Qual é o seu resumo?
Amar a Deus de todo o nosso coração, de todo o nosso entendimento e ao próximo como a nós mesmos.

Que se deve fazer para amar a Deus?
1)- Elevar a Ele a alama em oração.
2)- Ter confiança na sua Justiça, na sua Bondade.
3)- Ser caridoso, isto é, aliviar e consolar os que sofrem e fazer aos infelizes todo o bem que se possa fazer.
4)- Dedicarmo-nos ao estudo da sua lei, que é a religião.

Que se deve fazer para amar ao próximo?
Fazer ao nosso semelhante, na proporção das nossas possibilidades, tudo aquilo que desejaríamos que os outros nos fizessem.

É licito odiar os que nos fazem mal?
A religião consiste na prática da Caridade e a Caridade manda perdoar sempre; responderl o mal com o bem.

MORAL ESPÍRITA:
Que é Moral?
É o conjunto das regras que se deve praticar para fazer o bem e evitar o mal.

Qual é a Moral ensinada pelo Espiritismo?
O Espiritismo reproduz a Moral de Jesus, que se resume em "fazer o bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos persegume e caluniam".

No que consiste a prática da Moral?
Nas seguintes virtudes: beneficência, afabilidade, generosidade, humildade, indulgência, paciência, probidade, temperança, trabalho e ordem.

ORAÇÃO:
O que é a Oração?
A Oração é a elevação de nossa alma para Deus, e é por ela que entramos em comunicação com Ele e Dele nos aproximamos.

Deus atende àquele que ora com fé e fervor?
Deus envia-lhe sempre bons Espíritos para o auxiliar.

A Oração é agradável a Deus?
Sim, porque é um ato de humildade, é o reconhecimento das nossas fraquezas e da nossa inferioridade evocando o auxílio dos Poderes Superiores, sempre solícitos em atender aos nossos rogos.

O que dizer das Orações maquinais repedidas inúmera vezes?
Já dissemos que a bondade de Deus não está voltada para as fórmulas e o número de palavras, mas sim para as intenções de quem ora. As intermináveis ladainhas e as preces pronunciadas com os lábios, que o coração não sente e a inteligência não compreende, não tem valor perante Deus. Jesus disse: Não vos assemelheis aos hipócritas que pensam que pelo muito falar serão ouvidos. O essencial é orar bem e não muito.

Por quem devemos orar?
Por nós mesmos, por nossos parentes e pelos nossos amigos e inimigos deste mundo e do espaço; devemos orar pelos que sofrem e por aqueles por quem ninguém ora.

É licito receber paga por orações que se faz por outrem?
Não conheceis a passagem do Evangelho que diz que Jesus expulsou os mercadores do templo? Lembrai-vos de que Deus não vende a sua misericórdia e ninguém deve traficar com as coisas santas.

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS:
Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes alguma queixa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que o vosso Pai, que está nos Céus, vos perdoe também os pecados. Se lhe não perdoardes, vosso Pai, que está nos Céus, também não vos perdoará os pecados. - Jesus. (Marcos, XI, 25-26)

Se antes de orar tiverdes algum ressentimento contra alguém, perdoai-lhe porque a prece deixa de ser agradável a Deus quando não parte de um coração caridoso. A prece é manifestação de amor e de humildade, e aqueles que se elevam pela prece ao Supremo Criador devem se revestir da Humildade e do Amor para poderem penetrar no Sagrado Templo da Misericórdia Divina.

Orai ao Supremo, solicitai Dele o perdão dos vossos pecados, mas lembrai-vos: para que a vossa oração possa ser ouvida, necessitais também perdoar aos vossos ofensores.
(VICENTE DE PAULO)

Trecho extraído do livro: Preces Espíritas - Cairbar Schutel - Casa Editora O Clarim.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Forma de Rezar - A Prece

Os espíritos sempre afirmam: “A forma nada vale, o pensamento é tudo. Orai de acordo com vossas convicções e conforme melhor vos apraz; um bom pensamento vale mais que palavras numerosas, das quais o coração está ausente”.

Os espíritos não prescrevem nenhuma fórmula definitiva para a prece; quando no-las oferecem, tem em mente fixar as idéias e, sobretudo, despertar nossa atenção para certos princípios da Doutrina Espírita. Outras vezes fazem-no para auxiliar as pessoas que tem dificuldade em formular suas idéias, pois que muitas acreditariam não ter realmente orado, uma vez que seus pensamentos não foram devidamente expressos.

A finalidade da prece é elevar nossa alma a Deus. A diversidade das fórmulas não deve estabelecer nenhuma diferença entre aqueles que crêem ou descrêem de sua eficácia e menos ainda entre os adeptos do Espiritismo, pois que Deus aceita todas as preces, desde que sejam sinceras.

É preciso, pois, que não se considere as preces prontas e formais como um formulário absoluto, mas sim como variações baseadas ns instruções oferecidas pelos Espíritos. Elas contêm uma aplicação dos princípios da moral evangélica, podem ser tidas como um complemento às orientações espirituais relativamente aos nossos deveres para com Deus e ao próximo, nas quais são recordados todos os princípios da Doutrina Espírita.

O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, desde que sejam ditadas pelo coração e não pelos lábios; ele não impõe nenhuma e nenhuma repudia. Deus é muito grande, afirma, para ignorar a voz que por Ele implora ou que Lhe ergue louvores, apenas porque o faz de uma certa maneira e não de outra. Quem quer que lance anátema contra as preces que não estão em seu formulário, apenas provará que desconhece a grandeza de Deus. Crer em Deus atendo-se a uma fórmula é emprestar-lhe a pequenez e as paixões da Humanidade.

Uma condição essencial da prece, segundo Paulo, o apóstolo (XXXVII, 16), é ser inteligível, a fim de que fale ao nosso espírito. Por isso não basta que seja dita em uma linguagem compreensível àquele que ora. Há preces formuladas em linguagem tão vulgar que não dizem mais ao pensamento do que se fossem em uma língua estrangeira e que, por isso mesmo, não alcançam o coração. As poucas idéias que contêm são, quase sempre, abafadas sob a superabundância das palavras e o misticismo da linguagem.

A principal qualidade da prece é ser clara, simples, concisa, sem fraseologia inútil nem luxo de epítetos, que não passam de enfeites de ouropéis. Cada palavra deve ter o seu alcance, revelar uma idéia, fazer vibrar uma fibra da alma. Numa palavra, ela deve levar à reflexão. Só assim condicionada a prece pode atingir seu objetivo. De outra forma é apenas um ruído. Observai com que ar de distração e com que volubilidade são recitadas na maioria das vezes; vê-se os lábios que se movem, mas a expressão da fisionomia e mesmo o som da voz põem-nos em face de um ato maquinal, puramente exterior, ao qual a alma permanece indiferente.

Sendo assim, fiquemos atentos as formas, porque o que vale é o que sai do coração e da mente e não da boca. Cuidemos de falarmos com o coração e com a mente, para a verdadeira vibração da alma.

Por Allan Kardec, no livro Preces Espíritas – Cairbar Schutel, com adaptação do médium André Marques do Centro Pai André de Guiné – Goiânia - Goiás

terça-feira, 14 de julho de 2009

GRATIDÃO

Irmãos, boa noite, que a paz de Deus estejam com todos, neste dia que muitos de nós ou talvez todos nós, estejamos aqui para pedir, o que está certo. Nós temos que procurar o caminho e a solução para os problemas, a fim de que possamos a cada dia ter a nossa fé exercitada na existência de Deus, pois ele tudo concede de acordo com o nosso merecimento. Foi por isto que eu selecionei uma mensagem de um livro escrito por Rinaldo de Santis. Esta mensagem fala sobe a:

GRATIDÃO

A gratidão por todas as coisas boas que nos acontecem é uma habilidade espiritual a ser conquistada. Veja que não há uma só pessoa que não tenha que agradecer a alguma outra, ou alguma coisa boa que esteve ou está presente na sua existência. O ato de gratidão evidencia respeito pelo semelhante. Agradecer até mesmo pelas coisas “aparentemente ruins” é uma virtude que pode modificar a ocorrência inusitadamente infeliz em um grande bem.

Muitos pedem, poucos agradecem. Crie o hábito de agradecer todos os dias pelos progressos alcançados.

É assim irmãos que, com o agradecimento é que teremos cada vez mais, pois, tudo o que acontece com nós, seja para o bem ou para o mal, tem um sentido de acontecer, basta que procuremos em nossas atitudes e em nossa conduta, que encontraremos as respostas. E com certeza quando obtivermos estas respostas, teremos muito mais GRATIDÃO a Deus.

Que assim Seja.

terça-feira, 7 de julho de 2009

QUANTO TUDO FALHA...

Boa noite, hoje trago uma mensagem, importante, pois ela nos traz dois importantes ensinamentos, um é o poder da oração e o outro é força que Jesus Cristo tem em resolver aquilo que pedimos e que somos merecedores por parte de Deus. A mensagem chama: QUANTO TUDO FALHA...

Foi em 1912, que, nas águas gélidas do Atlântico norte, naufragou o então insubmersível “Titanic”.

As águas já haviam tragado o grande navio, e os vivos vagavam ao léu nos frágeis escaleres do barco sinistrado. Dentro de um dos barquinhos se encontrava o telegrafista ajudante, que, relatou mais tarde o seguinte incidente: “Olhávamos para todos os lados em busca de uma luz ou de um barco. Foi quando um dos náufragos perguntou: Vocês não acham que deveríamos rezar? E então ele continuou perguntando qual era a religião de cada um. Um era metodista, outro era católico, outro presbiteriano e assim por diante. Mas como achar uma oração que pudesse ser proferida de coração por todos? Depois de alguns minutos todos decidiram que a melhor oração seria o Pai Nosso; e assim todos o rezaram em coro. Foi uma cena dramática; perdidos no oceano gelado, num barco frágil, sem o sinal de luz ou de uma salvação. O coração parecia perto da boca, mas todos contritos repetiam em voz alta: Livra-nos do mal... porque Teu é o poder... para sempre, amém. Como se os Céus estivessem abertos, a oração foi ouvida por Deus e em poucos momento estávamos salvos.”

Em verdade, amigo, há um poder acima de todos os poderes humanos; há um nome acima de todos os nomes poderosos; há um socorro quando todos os socorros de homens falham; há uma salvação quando toda a ciência terrena se licencia; há algo que o segura quando a tentação procura fazê-lo cair; há uma felicidade que nenhum mortal com todos os seus prazeres pode lhe proporcionar; há uma luz quando as travas o rodeiam; há um amor quando todos o odeiam; tudo isto e muito mais você encontrará em JESUS. Quando tudo falha, Ele solverá os seus problemas; Ele será sua luz na escuridão; Ele o salvará quando o oceano frio dos povos o abandonar; Ele lhe dará felicidade, você sentirá o Seu amor; Ele lhe dará repouso, descanso e um eterno lar. Só ele tem este poder, porque Ele tem “todo o poder”. Você falará com Ele através da oração, como se fala a um amigo. Ouvirá Sua voz através das Sagradas Escrituras. Aí terá a norma de sua vida e encontrará o caminho de vota ao eterno lar feliz. Amigo, quanto tudo falha – Ele lhe valerá.

Livro: Quando tudo falha... Rodolpho Belz, Editora Casa Publicadora Brasileira, 26. Ed.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

VALE DOS SENTIMENTOS

Era uma vez um lugar chamado “Vale dos Sentimentos”.

Lá moravam todos os sentimentos do mundo, cada qual com o seu nome. Alegria, Riqueza, Sabedoria, Determinação.

Apesar de serem tão diferentes, se davam muito bem. Até os sentimentos como Orgulho, Tristeza e Vaidade não tinham problemas entre si. Mas era lá no fundo do vale, na última das casinhas que morava o mais bonito dos sentimentos: o Amor!

Todos respeitavam o Amor, pois sabiam que ele era o mais bondoso de todos os sentimentos.

Porém, no mesmo vale, num lugar mais afastado havia um castelo! Onde morava o pior dos sentimentos. A Raiva! Esta, de tão ruim que era, não gostava dos moradores do vale! Quase sempre fazia de tudo para estragar a beleza do lugar. Certo dia, teve uma idéia. Plano traçado, colocou-o em ação. Preparou a porção mais esquisita e estraga prazeres de que se teve notícia! A fumaça da porção tomou conta do vale e se transformou numa tempestade horrenda. O vale se encheu de raios, chuva e vento, e todos correram para se proteger. O Egoísmo foi o primeiro a se esconder, deixando todos para trás. A alegria deu risada de alívio por ter se salvado rapidinho. A Riqueza recolheu tudo que era seu antes de se abrigar! A Tristeza... A Sabedoria... A Vaidade... todos conseguiram chegar em suas casas a tempo!

Todos, menos o Amor. Ele estava tão preocupado em ajudar os outros sentimentos que acabou ficando para trás. Foi quando um raio bem forte caiu sobre o vale atingindo o Amor.

A Raiva deu sua tarefa por comprida e foi dormir.

Quando a tempestade passou, os sentimentos puderam abrir as janelas aliviados. Mas ao saírem sentiram algo diferente no ar. Um algo que nunca tinham sentido antes. Foi então que eles viram... “O que aconteceu com o Amor?!”... “Ele morreu?”

Nisso a Tristeza pôs-se a chorar! O Orgulho não aceitava. A Riqueza achou um desperdício! E a Alegria, pela primeira vez, não sorriu! A partir daí os sentimentos começaram a ter desavenças, pois não havia mais o Amor para uni-los!

A situação estava bem ruim quando eles repararam que alguém, nunca visto antes, as observava. O Estranho se ajoelhou ao lado do Amor, tocou-o calmamente e o fez acordar! “O Amor não morreu!” – disse aos outros sentimentos! Foi, então, quando todos puderam ver o rosto do estranho... Tempo era o seu nome. E todos comemoraram porque o Amor estava vivo! E sempre vai estar, pois não há nada que acabe com o Amor, quando se tem o Tempo ao seu lado.

E então a paz e a harmonia voltou a reinar no vale dos sentimentos.
E sabe o que aconteceu com o Amor e com o Tempo?
Eles se casaram e tiveram três filhos: Experiência, Perdão, Compreensão e que moram até hoje no vale dos sentimentos, lá no fundinho do coração!

“quando procuramos o bem nas outras pessoas, descobrimos o que há de melhor em nós mesmos”.

O FURO NO BARCO

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contatado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pinto e presenteou-o com um belo cheque. O pinto ficou surpreso:

O senhor já me pagou pela pintura do barco! – disse ele:

- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.

- Ah! Mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!

- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o Baco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quanto voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o Baco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua “pequena” boa ação.

Não importa para quem, quando ou de que maneira: mas, ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os “vazamentos” que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.

Autor Desconhecido.