DIAS, HORÁRIOS E LOCAL DAS SESSÕES

DIAS, HORÁRIOS E LOCAL DAS SESSÕES
Nós realizamos nossos trabalhos de exercício da caridade espiritual, comandadas pela nossa presidente Dna. FLOR MARIA:
nos DIAS de:
TERÇAS FEIRAS:

Início: 19:00 hs., Portão aberto às 18:45 hs., Fechando às 19:15 hs.
QUARTAS FEIRAS:
Início: 20:00 hs., Portão aberto às 19:45 hs., Fechando às 20:15 horas.
LOCAL:
Rua 05 Qd. 17 Lt. 19 - Vl Morais -Tel: 0 (xx) 62 3261-6866

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O CÃO E O COELHO - UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO

Ouvimos dizer que aconteceu na Grécia antiga, onde, certa vez, um filósofo foi convidado para falar para uma seleta platéia sobre o tema educação.

Ao receber o convite, ele colocou a mão no queixo, como quem reflete bem antes de assumir um compromisso, e respondeu: “poderei falar algumas palavras sobre a educação , desde que me permitam um prazo de três meses para preparar-me. Necessito esse tempo para que possa atendê-los a contento.”

Concordando plenamente, o homem que fazia o convite retirou-se, pensando com seus botões: “Três meses para preparar-se para uma palestra sobre educação? Será que o nosso grande filósofo está entrando em decadência de conhecimentos?”.

Passado o prazo concedido, na noite do evento se podia notar a grande aglomeração de pessoas interessadas nas palavras do grande sábio que, a julgar pelo tempo de preparação exigido, deveria ser brilhante.

Após as apresentações, o grande filósofo subiu ao palco e cumprimentou o público: “Senhoras e Senhores, é com alegria que aqui estou para cumprir a tarefa solicitada. Pediram-me que lhes falasse sobre a educação, mas não há muito que falar. No entanto, uma demonstração faz-se necessária para que compreendam a sua importância...”.

Diante da expectativa do público, o palestrante dirigiu-se a um jovem senhor na coxia e disse: “Pode soltar o primeiro coelho, por favor!”.

Daí a instantes, um coelhinho entrou saltitante no palco, enquanto se ouviu outro pedido do filósofo: “Pode soltar o primeiro cão.”

Solto o enorme cão, em fração de segundos, ele invadiu o palco e estraçalhou o pobre coelho, diante de uma platéia estarrecida.

Calmamente o filósofo pediu para retirar o cão e limpar o local ensangüentado. Esperou que acabassem, e dirigiu-se novamente ao jovem senhor, dizendo: “Pode saltar o segundo coelho”.

Ouviu-se um murmúrio geral, enquanto um novo coelho, semelhante ao anterior, saltitava no palco.

A voz forte do filósofo novamente fez o pedido para que soltassem o segundo cão da mesma raça e do mesmo tamanho do anterior. E, diante da platéia que já esperava mais uma cena tétrica, entrou o enorme cão que, ao avistar o pequeno coelho, foi ao seu encontro e se pôs a brincar com ele, ternamente. Rolavam e divertiam-se diante do público, que não compreendia o que estava acontecendo.

Então o filósofo tomando a palavra, num tom sereno característico dos grandes mestres, disse: “Pediram-me para falar sobre educação, e eu lhes digo que educação é o que vocês acabaram de presenciar... O segundo cão foi educado no período de três meses que solicitei...”.
Esse caso coloca-nos diante da necessidade de uma maior atenção quanto ao processo de educação de nossas crianças.

Ainda existem pessoas que acham que educar é deixar a natureza agir sem interferências. Houve até uma proliferação de psicologismos, há algumas décadas, em que um dos preceitos básicos da educação era jamais dizer “não” para as crianças, pois poderíamos traumatizá-las.

Estamos, a duras penas, conscientizando-nos da inconseqüência desse modo de pensar.

Educação dá trabalho, sim, e muito. E não há educação sem os limites impostos pelos deveres do convívio social. Respeitar os direitos de cada um é o que torna viável a vida em sociedade.

“Desde que haja dois homens juntos há direitos a respeitar e não terão eles, portanto, liberdade absoluta...”.

“Só pelo pensamento o homem goza de uma liberdade sem limites...”.

(Allan Kardec)

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

SEMELHANTE ATRAI SEMELHANTE

Nesta época tão complicada, em que vemos e vivemos notícias de coisas ruins e de desastres, trouxe uma passagem do livro O SEGREDO que é intitulada de:

SEMELHANTE ATRAI SEMELHANTE

John Assaraf, assim falou:
“Para mim, a forma mais simples de entender a lei da atração é me imaginar como um ímã. E eu sei que um ímã vai exercer a atração.”

Você é o ímã mais poderoso do Universo! Você contém uma força magnética dentro de si mais poderosa do que qualquer coisa neste mundo, emitida por seus pensamentos.

Segundo a lei da atração, semelhante atrai semelhante, assim, quando você tem um pensamento, está atraindo pensamentos semelhantes para si. Alguns exemplos da lei da atração que vocês podem ter vivenciado em suas vidas: Você alguma vez começou a pensar em alguma coisa com a qual não estava feliz, e, quanto mais pensava, pior ela parecia? Isso acontece porque, quando você tem um pensamento constante, a lei da atração imediatamente lhe traz mais pensamentos semelhantes. Em questão de minutos, você teve tantos pensamentos semelhantes infelizes, que a situação parecia estar piorando. Quanto mais pensa nisso, mais perturbado você fica.

Você pode ter passado pela experiência de atrair pensamentos semelhantes ao ouvir uma canção, e depois descobriu que não conseguia tirá-la da cabeça. Ela simplesmente continuava tocando em sua cabeça. Quando ouviu aquela canção, ainda que sem perceber, você concentrou toda a sua atenção e pensamento nela. Assim atraiu poderosamente mais pensamentos semelhantes daquela canção, ativando, a lei da atração, que passou a transmitir mais pensamentos daquela canção repetidas vezes.

“Nós, seres humanos, temos como tarefa nos agarrar aos pensamentos daquilo que desejamos, tornar completamente claro em nossas mentes o que desejamos, e, a partir daí começarmos a invocar uma das maiores leis do Universo: a lei da atração. Você se torna aquilo em que mais pensa, mas também atrai aquilo em que mais pensa.”

Assim irmãos se temos este conhecimento, façamos de agora por diante pensamentos bons, para nós e para os outros, para que possamos alcançar aquilo que almejamos. E nunca esquecermos que os pensamentos também são pautados pelo nosso livre arbitro.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

SÃO SEBASTIÃO - OXOSSI NA UMBANDA

São Sebastião na umbanda - Oxossi:

Oxossi, Orixá das matas e da caça, conhecido também por suas vitórias contra a demanda. Trabalha na linha de cura, pois os indios e caboclos têm vasto conhecimento pelas doenças terrenas. É muito raro encontar Oxossi em um terreiro de umbanda, ele e representado pelos nosso queridos caboclos.
Cor: Verde claro, Verde flor ou Verde bandeira.
Guia: Contas de cristais verde ou verde e branca.
Vestes: Roupas verde e branca ou totalmente verde.
Flores: Samambaia, folhagens e flores em geral.
Local: Matas e florestas.
Bebida: Cerveja preta.
Comida : giló, quiabo, mandioca e demais legumes e verduras cozidas.
SÃO SEBASTIÃO:

O santo de hoje(20/01), há muito tempo, é popularmente venerado em todo o mundo, principalmente em cidades como o Rio de Janeiro, que o tem como protetor. No que diz respeito à sua vida, pouco sabemos, porém, de sua entrada na carreira militar até o martírio, possuímos riquezas históricas. Militar exemplar em Milão, Sebastião buscava sempre levar as pessoas para o Deus Verdadeiro; chegou rapidamente ao posto de capitão da guarda do Imperador, até ser denunciado como cristão. Quando o Imperador Diocleciano – promotor de uma das mais terríveis perseguições contra o Cristianismo – soube que este santo seguia a Jesus de Nazaré, usou de ameaças para que ele abandonasse a fé. Mas ele permaneceu fiel a Cristo e à Igreja, por isso desprezou tudo –até a própia vida! – para não perdeu o Tudo: Jesus Cristo. Foi tirado do seu posto e entregue a um pelotão de soldados que o despiram, amarraram a uma árvore, acertaram todo o seu corpo com flechas, a ponto de abandoná-lo lá, julgando-o morto. Na noite, chegou Irene para tirar o corpo do corajoso e santo soldado de Cristo, encontrando-o, felizmente, com vida. Depois de se recuperar, São Sebastião cheio do Espírito Santo, procurou o Imperador para reprovar sua atitude injusta para com os cristãos, sendo novamente preso e condenado. Em 284, sofreu foi martirizado com pauladas e boladas de chumbo, ao que ele resistiu brava e santamente, cujo testemunho influenciou na conversão do governador e de seu filho. São Sebastião, rogai por nós!

ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO (OXÓSSI NA UMBANDA)

Deus onipotente, que conheceis a nossa enfermidade, fraqueza, agonia ,ânsia e tribulações desta vida, fazei que a todos nos valha a intercessão de São Sebastião seu glorioso mártir e protetor dos cristãos.São Sebastião, meu intercessor ,vós que sofrestes os ferimentos e recebestes no corpo as flechas da indiferença e da vingança ,sofrendo vil e infamante processo, pela gloria de Nosso Senhor Jesus Cristo, dignai-vos a interceder para que possa obter do Altíssimo a graça de (citar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação da minha alma para vossa maior gloria. Honra e gloria vos renderei em todos os dias de minha vida Amem. (SITE: www.pequenasoracoes.blogspot.com).

domingo, 13 de janeiro de 2008

CRISTO

"Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo", Está aí toda a lei e os profetas.
Por estas palavras: "O céu e a terra não passarão antes que tudo seja cumprido até o único jota", Jesus quis dizer que seria preciso que a Lei de Deus recebesse seu cumprimento, quer dizer, fosse praticada sobre a Terra, em toda a sua pureza, com todos os seus desenvolvimentos e todas as suas consequências; porque de que serviria ter estabelecido essa lei, se ela devesse permanecer privilégio de alguns homens ou mesmo de um único povo? Todos os homens, sendo filhos de Deus, são sem distinção o objeto da mesma solicitude.(Capítulo I, Pag. 35, item 3, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Editora IDE - Allan Kardec)
Vamos aproveitar que, após este último natal e com a virada do ano, continuemos densejando a todos e em todos os dias, os votos de termos um ano repleto de todas coisas boas permitidas para cada irmão. E mais, vamos realmente desejar tudo isto lá do fundo de nosso coração, com a certeza e a , que tudo isto de bom vai acontecer mesmo, para nós e para todos os nossos irmãos. Vamos refletir no nascimento de CRISTO em nossos corações, e fazer um dia melhor do que o de ontem para todos nós. Comecemos já, hoje, com . (André Marques)

sábado, 5 de janeiro de 2008

UMA MENSAGEM VERÍDICA

"Se alguém te fala que é loucura o esforço que empreendes, silencia e insiste no dever"
Ricardinho não agüentou o cheiro bom do pão e falou:
- Pai, tô com fome!!!
O pai, Agenor , sem ter um tostão no bolso, caminhando desde muito cedo em busca de um trabalho, olha com os olhos marejados para o filho e pede mais um pouco de paciência...
- Mas pai, desde ontem não comemos nada, eu tô com muita fome, pai!!!
Envergonhado, triste e humilhado em seu coração de pai, Agenor pede para o filho aguardar na calçada enquanto entra na padaria a sua frente...
Ao entrar dirige-se a um homem no balcão:
- Meu senhor, estou com meu filho de apenas 6 anos na porta, com muita fome, não tenho nenhum tostão, pois sai cedo para buscar um emprego e nada encontrei, eu lhe peço que em nome de Jesus me forneça um pão para que eu possa matar a fome desse menino, em troca posso varrer o chão de seu estabelecimento, lavar os pratos e copos, ou outro serviço que o senhor precisar!!!
Amaro , o dono da padaria estranha aquele homem de semblante calmo e sofrido, pedir comida em troca de trabalho e pede para que ele chame o filho...
Agenor pega o filho pela mão e apresenta-o a Amaro, que imediatamente pede que os dois sentem-se junto ao balcão, onde manda servir dois pratos de comida do famoso PF (Prato Feito)
- arroz, feijão, bife e ovo...
Para Ricardinho era um sonho, comer após tantas horas na rua...
Para Agenor , uma dor a mais, já que comer aquela comida maravilhosa fazia-o lembrar-se da esposa e mais dois filhos que ficaram em casa apenas com um punhado de fubá...
Grossas lágrimas desciam dos seus olhos já na primeira garfada...
A satisfação de ver seu filho devorando aquele prato simples como se fosse um manjar dos deuses, e lembrança de sua pequena família em casa, foi demais para seu coração tão cansado de mais de 2 anos de desemprego, humilhações e necessidades...
Amaro se aproxima de Agenor e percebendo a sua emoção, brinca para relaxar:
- Ô Maria!!! Sua comida deve estar muito ruim... Olha o meu amigo está até chorando de tristeza desse bife, será que é sola de sapato?!?!
Imediatamente, Agenor sorri e diz que nunca comeu comida tão apetitosa, e que agradecia a Deus por ter esse prazer...
Amaro pede então que ele sossegue seu coração, que almoçasse em paz e depois conversariam sobre trabalho...
Mais confiante, Agenor enxuga as lágrimas e começa a almoçar, já que sua fome já estava nas costas...
Após o almoço, Amaro convida Agenor para uma conversa nos fundos da padaria, onde havia um pequeno escritório...

Agenor conta então que há mais de 2 anos havia perdido o emprego e desde então, sem uma especialidade profissional, sem estudos, ele estava vivendo de pequenos 'biscates aqui e acolá', mas que há 2 meses não recebia nada...
Amaro resolve então contratar Agenor para serviços gerais na padaria, e penalizado, faz para o homem uma cesta básica com alimentos para pelo menos 15 dias...
Agenor com lágrimas nos olhos agradece a confiança daquele homem e marca para o dia seguinte seu início no trabalho...
Ao chegar em casa com toda aquela 'fartura', Agenor é um novo homem sentia esperanças, sentia que sua vida iria tomar novo impulso...
Deus estava lhe abrindo mais do que uma porta, era toda uma esperança de dias melhores...
No dia seguinte, às 5 da manhã, Agenor estava na porta da padaria ansioso para iniciar seu novo trabalho...
Amaro chega logo em seguida e sorri para aquele homem que nem ele sabia porque estava ajudando...
Tinham a mesma idade, 32 anos, e histórias diferentes, mas algo dentro dele chamava-o para ajudar aquela pessoa...
E, ele não se enganou - durante um ano, Agenor foi o mais dedicado trabalhador daquele estabelecimento, sempre honesto e extremamente zeloso com seus deveres...
Um dia, Amaro chama Agenor para uma conversa e fala da escola que abriu vagas para a alfabetização de adultos um quarteirão acima da padaria, e que ele fazia questão que Agenor fosse estudar...
Agenor nunca esqueceu seu primeiro dia de aula: a mão trêmula nas primeiras letras e a emoção da primeira carta...
Doze anos se passam desde aquele primeiro dia de aula...
Vamos encontrar o Dr. Agenor Baptista de Medeiros , advogado, abrindo seu escritório para seu cliente, e depois outro, e depois mais outro...
Ao meio dia ele desce para um café na padaria do amigo Amaro, que fica impressionado em ver o “antigo funcionário” tão elegante em seu primeiro terno...
Mais dez anos se passam, e agora o Dr. Agenor Baptista, já com uma clientela que mistura os mais necessitados que não podem pagar, e os mais abastados que o pagam muito bem, resolve criar uma Instituição que oferece aos desvalidos da sorte, que andam pelas ruas, pessoas desempregadas e carentes de todos os tipos, um prato de comida diariamente na hora do almoço...
Mais de 200 refeições são servidas diariamente naquele lugar que é administrado pelo seu filho , o agora nutricionista Ricardo Baptista...
Tudo mudou, tudo passou, mas a amizade daqueles dois homens, Amaro e Agenor impressionava a todos que conheciam um pouco da história de cada um...
Contam que aos 82 anos os dois faleceram no mesmo dia, quase que a mesma hora, morrendo placidamente com um sorriso de dever cumprido...
Ricardinho , o filho mandou gravar na frente da “Casa do Caminho”, que seu pai fundou com tanto carinho:
“Um dia eu tive fome, e você me alimentou. Um dia eu estava sem esperanças e você me deu um caminho. Um dia acordei sozinho, e você me deu DEUS, e isso não tem preço. Que Deus habite em seu coração e alimente sua alma. E, que te sobre o pão da misericórdia para estender a quem precisar!!!”

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A RAPOSA E AS UVAS

Uma raposa faminta, ao ver alguns cachos de uvas pendente de uma certa parreira, tentou apoderar-se deles, porém não o conseguiu. Afastando-se, então dizia para sim mesma: "Estão verdes."
ASSIM TAMBÉM CERTOS INDIVÍDUOS, NÃO SENDO CAPAZES, POR SUA PRÓPRIA FRAQUEZA, DE RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS, ACUSAM AS CIRCUSTÂNCIAS.