DIAS, HORÁRIOS E LOCAL DAS SESSÕES

DIAS, HORÁRIOS E LOCAL DAS SESSÕES
Nós realizamos nossos trabalhos de exercício da caridade espiritual, comandadas pela nossa presidente Dna. FLOR MARIA:
nos DIAS de:
TERÇAS FEIRAS:

Início: 19:00 hs., Portão aberto às 18:45 hs., Fechando às 19:15 hs.
QUARTAS FEIRAS:
Início: 20:00 hs., Portão aberto às 19:45 hs., Fechando às 20:15 horas.
LOCAL:
Rua 05 Qd. 17 Lt. 19 - Vl Morais -Tel: 0 (xx) 62 3261-6866

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

AMAR A SI MESMO

Ama-te mais.

Certamente, não nos referimos ao sentimento egoísta, ambicioso, envenenador.

Amar-se, é respeitar-se, proporcionando-se as conquistas superiores da vida, os anseios elevados do coração.

Intenta estabelecer um pequeno programa de amor para ti e executa-o.

Mantém acesa a luz do entusiasmo em tuas realizações e sabendo-te fadado à Grande Luz, deixa que brilhem as tuas aspirações nobres.

Escolhe "a melhor parte" em tudo e supera aquelas nefastas, que prejudicam e envilecem.

Joanna de Ângelis

Livro: Vida Feliz

Psicografia de: Divaldo Pereira Franco

AMARÁS SERVINDO

Ainda quando escutes alusões em torno da suposta decadência dos valores humanos, exaltando as forças das trevas, farás da própria alma lâmpada acesa para o caminho.

Mesmo quando a ambição e o orgulho te golpeiem de suspeitas e de rancores o espírito desprevenido, amarás servindo sempre.

Quando alguém te aponte os males do mundo, lembrar-te-ás dos que te suportaram as fraquezas da infância, dos que te auxiliaram a pronunciar a primeira oração, dos que te encorajaram os ideais de bondade no nascedouro, e daqueles outros que partiram da Terra, abençoando-te o nome, depois de repetidos exemplos da sacrifício para que pudesses livremente viver. Recordarás os benfeitores anônimos que te deram entendimento e esperança, prosseguindo fiel ao apostolado do amor e serviço que te legaram...

Para isso, não te deterás na superfície das palavras.

Colocar-te-ás na posição dos que sofrem, a fim de que faças por eles tudo aquilo que desejarias se te fizesse nas mesmas circunstâncias.

Ante as vítimas da penúria, imagina o que seria de ti nos refúgios de ninguém, sob a ventania da noite, carregando o corpo exausto e dolorido a que o pão mendigado não forneceu suficiente alimentação; renteando com os doentes desamparados, reflete quanto te doeria o abandono sob o guante da enfermidade, sem a presença sequer de um amigo para minorar-te o peso da angústia; à frente das crianças despejadas na rua, pensa nos filhos amados que aconchegas ao peito, e mentaliza o reconhecimento que experimentarias por alguém que os socorresse se estivessem desvalidos na via pública; e, perante os irmãos caídos em criminalidade, avalia o suplício oculto que te rasgarias entranhas da consciência, se ocupasses o lugar deles, e medita no agradecimento que passarias a consagrar aos que te perdoassem os erros, escorando-te o passo, das sombras para a luz.

Ainda mesmo quando te vejas absolutamente a sós, no trabalho de bem, sob a zombaria dos que se tresmalham temporariamente no nevoeiro da negação e do egoísmo, não esmorecerás. Crendo na misericórdia da Providência Divina e nas infinitas possibilidades de renovação do homem, seguirás Jesus, o Mestre e Senhor, que, entre a humildade e a abnegação, nos ensinou a todos que o amor e o serviço ao próximo são as únicas forças capazes de sublimar a inteligência para que o Reino de Deus se estabeleça em definitivo nos domínios do coração.

Emmanuel

Livro: Alma e Coração

Psicografia de: Francisco Cândido Xavier

TUDO É AMOR

Vida - É o Amor existencial.

Razão - É o Amor que pondera.

Estudo - É o Amor que analisa.

Ciência - É o Amor que investiga.

Filosofia - É o Amor que pensa.

Religião - É o Amor que busca Deus.

Verdade - É o Amor que se eterniza.

Ideal - É o Amor que se eleva.

Fé - É o Amor que se transcende.

Esperança - É o Amor que sonha.

Caridade - É o Amor que auxilia.

Fraternidade - É o Amor que se expande.

Sacrifício - É o Amor que se esforça.

Renúncia - É o Amor que se depura.

Simpatia - É o Amor que sorri.

Altruísmo - É o Amor que se engrandece.

Trabalho - É o Amor que constrói.

Indiferença - É o Amor que se esconde.

Desespero - É o Amor que se desgoverna.

Paixão - É o Amor que se desequilibra.

Ciúme - É o Amor que se desvaira.

Egoísmo - É o Amor que se animaliza.

Orgulho - É o Amor que enlouquece.

Sensualismo - É o Amor que se envenena.

Vaidade - É o Amor que se embriaga.

Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do Amor, não é senão o próprio Amor que adoeceu gravemente.

André Luiz

Psicografia de: Francisco Cândido Xavier

SE TIVERES PACIÊNCIA

Se tiveres paciência, serás o sustentáculo do instituto doméstico, evitando conflitos e contendas entre aqueles que mais amas.

Se tiveres paciência, auxiliarás ao colega de trabalho na inexperiência que demonstre, amparando-lhe o espírito contra a inquietação do desemprego e angariando um amigo para o dia de tuas necessidades.

Se tiveres paciência com os amigos do teu grupo social, conseguirás vaciná-los contra os delírios da discórdia e contra o frio do desânimo.

Se tiveres paciência com o teu próprio corpo, abstendo-te dos desmandos da cólera e das extravagâncias da alimentação, resguardarás a própria saúde.

Se tiveres paciência, saberás cultivar a tolerância e a cortesia nas vias públicas , sobrepondo-se, quase sempre, aos assaltos da delinquência.

Se tiveres paciência, a paz em ti se te fará clima da esperança e do otimismo, que te sustentarão no caminho do bem.

Emannuel

Livro: Nós

Psicografia de: Francisco C. Xavier

RESPOSTAS À PRESSA

Evite a impaciência. Você já viveu séculos incontáveis e está diante de milênios sem-fim.

Guarde a calma. Fuja, porém, à ociosidade, como quem reconhece o decisivo valor do minuto.

Semeie o amor. Pense no devotamento dAquele que nos ama desde o princípio.

Guarde o equilíbrio. Paixões e desejos desenfreados são forças de arrasamento na Criação Divina.

Cultive a confiança. O Sol reaparecerá amanhã, no horizonte, e a paisagem será diferente.

Intensifique o próprio esforço. Sua vida será o que você fizer dela.

Estime a solidariedade. Você não poderá viver sem os outros, embora na maioria dos casos possam os outros viver sem você.

Experimente a solidão, de quando em quando; Jesus esteve sozinho, nos momentos cruciais de sua passagem pela Terra.

Dê movimento construtivo, às suas horas. Não converta, no entanto, a existência numa torre de Babel.

Renda culto fiel à paz. Não se esqueça, todavia, de que você jamais viverá tranqüilo sem dar paz aos que pisam seu caminho.

André Luiz

Livro: Agenda Cristã

Psicografia de: Francisco C. Xavier

Editora: FEB - Federação Espírita Brasileira

O CENTRO ESPÍRITA

O Centro de Espiritismo Evangélico, por mais humilde, é sempre santuário de renovação mental em direção da vida superior.

Nenhum de nós que serve, embora com a simples presença, a uma instituição dessa natureza, deve esquecer a dignidade do encargo recebido e a elevação do sacerdócio que nos cabe.

Nesse sentido, é sempre lastimável duvidar da essência divina da nossa tarefa. O ensejo de conhecer, iluminar, contribuir, criar e auxiliar, o que uma organização nesses moldes nos faculta, procede invariavelmente de algum ato de amor ou de alguma sementeira de simpatia que nosso espírito, ainda não burilado, deixou à distância, no pretérito escuro que até agora não resgatamos de todo.

Um Centro Espírita é uma escola onde podemos aprender e ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorar-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna.

Quando se abrem as portas de um templo espírita cristão ou um santuário doméstico dedicado ao culto do Evangelho, uma luz divina acende-se nas trevas da ignorância humana e através de raios benfazejos desse astro de fraternidade e conhecimento, que brilha para o bem da comunidade, os homens que dele se avizinham, ainda que não desejem, caminham, sem perceber, para vida melhor.

Ditado pelo Espírito Emmanuel. Psicografada por Francisco Cândido Xavier em Pedro Leopoldo (MG), em 10.04.1950.

Texto extraído do Jornal "Correio do Quilo" - Julho/2000 - n.º 110

Autor: Francisco Cândido Xavier

VAMOS AGIR UMBANDISTAS

“O Espiritismo vem realizar no tempo certo as promessas do Cristo; entretanto, não pode fazê-lo sem destruir os abusos; como Jesus, encontra sobre seus passos o orgulho, o egoísmo, a ambição, a cupidez(Desejo imoderado de riquezas; ambição, cobiça), o fanatismo cego que, batidos em suas últimas trincheiras, tentam lhe barrar o caminho e lhe suscitam entraves e perseguições; por isso, lhe é preciso também combater; ma o tempo das lutas e das perseguições sangrentas passou; as que se tem a suportar são todas morais, e o seu termo se aproxima; as primeiras duraram séculos; estas durarão apenas alguns anos, porque a luz, em lugar de partir de um só foco, jorra sobre todos os pontos do globo, e abrirá mais cedo os olhos aos cegos”. (Página 281 – Capítulo XXIII – O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec – Editora IDE).

Nós umbandistas, assim como todos do espiritismo, temos nossa tarefa de levar a todos os conceitos de cristo com a prática da CARIDADE, DA HUMANIDADE E DO AMOR. Podemos começar olhando para dentro de nossa nós. Vamos divulgar, conversar abertamente, vamos pesquisar trocar informações e cada vez mais, levar a todos os conhecimentos desta que é uma religião linda e maravilhosa, onde podemos exercer a nossa evolução e ajudar a todos a evoluir também.

Trabalhemos todos para divulgar os conceitos as práticas de nossos trabalhos, a fim de desmistificar a nossa UMBANDA, vamos declarar a nossa religião como sendo a UMBANDA, pois como cristo deixou, o tempo é chegado, e que será logo logo. Nós podemos ser e seremos os pontos do globo a jorrar os conhecimentos da evolução espiritual, podemos sim ser instrumento de cristo para levar a todos os caminhos da Luz.

Podemos começar monitorando nossos pensamentos, fazendo que eles sejam voltados para o bem, não no sentido de querermos ser santos, mas sempre no sentido de que mais vale o bem que o mal, e que o bem sempre triunfará. Se não conseguimos de primeira, exercitamos que conseguiremos. Podemos começar também pelas preces e orações, lembrando sempre dos que tem muito menos que nós, e que mesmo assim pedem e agradecem.

Vamos jorrar em nosso tempo as luzes do conhecimento e do aprendizado.

Que assim seja.

André Marques
Membro do
Centro Pai André de Guiné – Goiânia – Goiás

ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO DE UMA TRISTEZA HEREDITÁRIA

“Liberta-me, Senhor, de toda tristeza congênita. Sopra sobre mim o Teu Espírito Santo que é capaz de curar, transformar e tirar de mim toda marca de tristeza que ficou enraizada em mim.
Passa, Senhor, por toda minha história e pela vida de meus antepassados. Rompe com toda a carga hereditária de tristeza, angústia, depressão e melancolia trazida dos meus pais, avós, bisavós, e todas as pessoas que fazem parte de minha árvore genealógica.

Cura, Senhor, todo resultado de palavras pesadas, maldições, traições, mortes que caíram sobre mim. Assumo que sou um bem-aventurado! Assumindo toda a força dessa palavra, Senhor, posso proclamar: Sou um bem-aventurado, não por merecimento, mas por graça, o Senhor me fez um bem-aventurado!
Batiza-me no teu Espírito Santo e faz-me nascer de novo. Que teu Espírito Santo penetre fundo, tocando, curando, preenchendo, suavizando e trazendo todo o bem, amor, paz, alegria, entusiasmo, graça e bênção desta vida nova. Obrigado, Senhor, por esse maravilhoso batismo no Espírito Santo.”

Que Assim Seja.

Oração citada na abertura dos trabalhos, em nosso centro, na terça-feira, 09/10/2007.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE

“Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo sobre a terra, que o Senhor vosso Deus vos dará. (Decálogo; Êxodo, cap. XX, V. 12).

O mandamento: “honrai a vosso pai e a vossa mãe” é uma conseqüência da lei geral de caridade e de amor ao próximo, porque não se pode amar o próximo sem amar pai e mãe; mas a palavra honrai encerra um dever a mais a seu respeito: o da piedade filial. Deus quis mostrar com isso que, ao amor, é preciso acrescentar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência, o que implica a obrigação de cumprir para com eles, de um modo mais rigoroso ainda, tudo o que a caridade manda para o próximo. Esse dever se estende naturalmente às pessoas que estão no lugar de pai e de mãe, e que têm tanto mais mérito quanto seu devotamento é menos obrigatório. Deus pune sempre, de maneira rigorosa, toda violação a esse mandamento”.(Página 187, capítulo XIV – Evangelho Segundo Espiritismo – Allan Kardec – Ed. IDE).

Eu, vou mais a fundo, pois são os nossos pais os primeiros no mundo que nos ensina a amar, e para isto, eles nos ensinam como devemos amar a nós primeiro, dando o devido respeito a nosso ser. Pois isto implica em amar a Deus sobre todas as coisas, pois, como Deus nos deixa vir cumprir nossa tarefa terrestre em uma família é neste contexto que devemos evoluir.

Quando falamos de família além dos pais, temos nossas famílias de convivências, tais como o trabalho, a religião, o nosso conviver do dia-a-dia, isto implica que, quando nós nos amamos, fica muito fácil amar os outros membros de nossas famílias, até porque, em nosso plano espiritual temos nossas tarefas para com os nossos, seja da família de sangue ou a família de convivência.

Pensando assim, em AMAR a nós sem o sentimento de orgulho e egoísmo, chegaremos mais próximo do cumprimento de nossa tarefa, a ser cumprida aqui na terra.

Que assim seja.

André Marques
Membro do
Centro Espírita Pai André de Guiné

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

NÃO RECLAME......FAÇA

A Vida te coloca onde você escolheu estar...
"Nasceste no lar que precisavas.
Vestiste o corpo físico que merecias.

Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.

Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.

Teus parentes e amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade.

Portanto, teu destino está constantemente sobre teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas, tudo aquilo que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos, atitudes, são as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivencial.

Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograme tua meta,
Busque o bem e viverás melhor."

Chico Xavier

TUDO PASSARÁ

Todas as coisas, na Terra, passam...
Os dias de dificuldades, passarão...

Passarão também os dias de amargura e solidão...
As dores e as lágrimas passarão.

As frustrações que nos fazem chorar um dia passarão.
A saudade do ser querido que está longe, passará.

Dias de tristeza... Dias de felicidade...
São lições necessárias que, na Terra, passam,
deixando no espírito imortal
as experiências acumuladas.

Se hoje, para nós, é um desses dias repletos
de amargura, paremos um instante.
Elevemos o pensamento ao alto,
e busquemos a voz suave da Mãe amorosa
a nos dizer carinhosamente:
isso também passará...
E guardemos a certeza,
pelas próprias dificuldades já superadas,
que não há mal que dure para sempre.

O planeta Terra, semelhante a enorme embarcação,
às vezes parece que vai soçobrar
diante das turbulências de gigantescas ondas.
Mas isso também passará, porque Jesus está no leme
dessa Nau, e segue com o olhar sereno de quem guarda
a certeza de que a agitação faz parte do roteiro
evolutivo da humanidade, e que um dia também passará...

Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos,
sem esmorecimento, e confiemos em Deus,
aproveitando cada segundo, cada minuto que,
por certo....também passarão.


-----------------------------------
Autor/Fonte
Emmanuel
Psicografia Chico Xavier
-----------------------------------

VENCERÁS

Não desanimes
Persiste mais um tanto.
Não cultives o pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.

Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante mesmo varando
a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente.
Edifica sempre.

Não consintas que o gelo do desencanto
te entorpeça o coração
Não te impressiones à dificuldade.
Convence-te de que a vitória espiritual
é construção para o dia a dia.

Não desistas da paciência.
Não creias em realização sem esforço.

Silêncio para a injúria.
Olvido para o mal.
Perdão às ofensas.

Recorda que os agressores são doentes.
Não permitas que os irmãos desiquilibrados
te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.

Não menosprezes o dever
que a consciência te impõe.
Se te enganaste em algum trecho do caminho,
reajusta a própria visão e procura o rumo certo.
Não contes vantagens nem fracassos.
Estuda buscando aprender.

Não te voltes contra ninguém.
Não dramatizes provações ou problemas.
Conserva o hábito da oração
para que se te faça luz na vida íntima.

Resguarda-te em Deus e persevera
no trabalho que Deus te confiou.
Ama sempre, fazendo pelos outros
o melhor que possas realizar.

Age auxiliando.
Serve sem apego.

E assim vencerás

------------------------------

Autor Espiritual: Emmanuel
Psicografada por Chico Xavier

MENSAGEM DE CHICO XAVIER

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO,
mesmo sabendo que as rosas não falam...

Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera pode não ser tão alegre...

Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...

Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...

Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir, esta ajuda...

Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras
forças querem que eu caia...

Que eu não perca a VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a
pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento
por mim...

Que eu não perca a LUZ E O BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos...

Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos...

Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas...

Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu...

Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...

Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...

Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia...

Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado...

Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno...

E acima de tudo...

Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente!

Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois...


A Vida é construída nos sonhos e concretizada no AMOR!

Francisco Cândido Xavier

E QUANDO A DOR CHEGAR

É muito fácil lembrar de Deus nos momentos de aflição.

De clamar por sua proteção quando passamos por uma dificuldade.

De querer sua companhia quando só temos a solidão do nosso lado.

De prometermos mudanças quando rogamos o seu auxílio.

De chorarmos enquanto imploramos uma luz.

De declararmos nosso amor, enquanto esperamos que Ele estenda a sua mão.

E muitas vezes, só lembramos de Deus quando a dor chega.

Nos momentos de felicidade, nos sentimos tão fortes que nos esquecemos de sua existência.

A alegria é geral.

O sorriso é contagiante.

A saúde está presente.

O sucesso está ao nosso lado.

E mesmo diante de tantos privilégios, temos o hábito de reclamar, sentimos que algo nos falta.

E assim, procuramos acumular, cada vez mais, bens materiais.

Procuramos preencher o nosso vazio interno com objetos supérfluos.

Nos preocupamos em ter o carro do ano, roupas de grife, uma casa confortável e tudo mais que a vida puder oferecer de melhor.

Buscamos o amor, mas não o amor verdadeiro e sim o carnal.

Queremos a excitação dos beijos.

Queremos alguém que supra todas as nossas necessidades.

Que se responsabilize por nossa felicidade e realize todos os nossos desejos.

Queremos também, realizar aquela tão sonhada viagem.

Dar a festa maravilhosa, que há tempos programamos.

Almejamos estar sempre rodeados de amigos e sermos admirados.

E enquanto a vida segue este rumo, talvez nem nos lembremos da existência de Deus.

Pra quê?

Tudo está indo tão bem mesmo...

Aproveitar esse momento para auxiliar alguém?

Ah, as pessoas que estão ao nosso lado não merecem atenção.

Cada um com o seu problema.

Evitamos ajudar, inventando mil desculpas, como falta de tempo ou de recurso.

Mas sempre arrumamos tempo para coisas sem importância, assim como, sempre conseguimos comprar aquilo que queríamos.

Uma leitura edificante? Fica para mais tarde...

Ouvir um irmão aflito? Pra depois....

E conversar com Deus? Pode ficar pra manhã...

Hoje estamos bem!

E temos que investir em outros valores.

Aí, o tempo passa...

E numa das curvas da vida, a dor chega de repente...

Nos sentimos fragilizados e sem rumo.

Não sabemos o que está ocorrendo e porquê estamos passando por tal situação.

Nossa vida parece tão confusa...

E nesse momento, aí sim, nos lembramos do Pai.

Nos voltamos para sua figura clamando por ajuda.

E Ele estará lá, pronto para nos auxiliar, como sempre esteve.

Só que, infelizmente, na maioria das vezes, só percebemos isso quando a angústia dói no peito.

Quando a matéria não consegue acolher o espírito.

E só nesses momentos, nos damos conta que temos muito mais a agradecer do que reclamar.

Livres das algemas da matéria, percebemos o quanto somos privilegiados.

E até percebemos coisas simples, como a beleza que somos capazes de enxergar ou os caminhos que trilhamos com nossos próprios pés, enquanto muitos, nunca viram o sol ou conseguiram se colocar de pé...

Aí, percebemos que nossos valores estão errados.

E que a dor se fez necessária.

Porque nos faz refletir diante da vida que estamos levando.

Nos faz questionar se estamos no caminho certo.

Se estamos semeando os bons frutos que queremos colher.

Se temos Deus presente em nossa vida.

Se estamos presos a palavras bonitas, mas sem ação.

Se estamos trabalhando em prol do amor.

Se nos preocupamos em levar carinho a quem necessita de um simples gesto.

Se procuramos investir em nossa evolução espiritual.

Se abandonamos velhos dogmas.

E se não é hora de pararmos e recomeçarmos...

Sim, as reflexões são muitas.

E para muitos, elas só chegam através da dor.

Somente sofrendo, compreendem o verdadeiro valor da felicidade.

E essa é a função da dor, nos fazer enxergar os valores que realmente são importantes.

E até aprendermos a lição, ela nos visitará inúmeras vezes.

Mas nunca devemos desanimar, somos fortes o bastante para vencermos qualquer dificuldade.

Basta acreditarmos em Deus e no potencial que Ele nos deu.

E assim, seguirmos nosso caminho, evitando a revolta ou o desânimo e tendo a confiança, que um dia, essa dor que estamos sentindo irá embora e que novas alegrias e sucessos farão parte da nossa vida.

E que Deus possa estar presente em cada um desses momentos.

Aí sim, teremos compreendido os verdadeiros valores espirituais dessa vida...

A VIAGEM

A nossa vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis com alguns desembarques e de tristezas com os desembarques.....

Quando nascemos, ao embarcamos nesse trem, encontramos duas pessoas que, acreditamos que farão conosco a viagem até o fim: Nossos Pais.

Não é verdade.

Infelizmente, em alguma estação eles desembarcam, deixando-nos órfãos de seus carinhos, proteção, amor e afeto.

Mas isso não impede que, durante a viagem, embarquem pessoas interessantes que virão ser especiais para nós: nossos irmãos, amigos e amores.

Muitas pessoas tomam esse trem a passeio.

Outras fazem a viagem experimentando somente tristezas.

E no trem há, também, outras que passam de vagão em vagão, prontas para ajudar quem precisa.

Muitos descem e deixam saudades eternas.

Outros tantos viajam no trem de tal forma que, quando desocupam seus assentos, ninguém sempre percebe.

Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão caros acomodam-se em vagões diferentes do nosso.

Isso nos obriga a fazer essa viagem separados deles. Mas isso não nos impede de, com grande dificuldade, atravessarmos nosso vagão e chegarmos até eles.

O difícil é aceitarmos que não podemos sentar ao seu lado, pois outra pessoa estará ocupando esse lugar.

Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques e desembarques.

Sabemos que esse trem jamais volta.

Façamos essa viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bom relacionamento com todos, procurando em cada um o que tem de melhor, lembrando sempre que, em algum momento do trajeto poderão fraquejar, e, provavelmente, precisaremos entender isso.

Nós mesmos fraquejamos algumas vezes.

E, certamente, alguém nos entenderá.

O grande mistério é que não saberemos em qual parada desceremos.

E fico pensando:

Quando eu descer desse trem sentireis saudades? Sim.

Deixar meus filhos viajando sozinhos será muito triste. Separar-me dos amigos que nele fiz, do amor da minha vida, será para mim dolorido.

Mas me agarro na esperança de que, em algum momento, estarei na estação principal, e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem, que não tinham quando embarcaram.

E o que me deixará feliz é saber que, de alguma forma, eu colaborei para que essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.

Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem e desembarque pessoas.

Minha expectativa aumenta, à medida que o trem vai diminuindo sua velocidade....

Quem entrará? Quem sairá?

Eu gostaria que você pensasse no desembarque do trem, não só como a representação da morte, mas, também, como o término de uma história, de algo que duas ou mais pessoas construíram e que, por um motivo ínfimo, deixaram desmoronar.

Fico feliz em perceber que certas pessoas como nós, tem a capacidade de reconstruir para recomeçar.

Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver, é tirar o melhor de “todos os passageiros”.

Agradeço muito por você fazer parte da minha viagem, e por mais que nossos assentos não estejam lado a lado, com certeza, o vagão é o mesmo.

A ARANHA

Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo.

O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira:

- Deus todo poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!!

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde eles de escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha.

A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha.

O homem se pôs a fazer outra oração, cada vez mais angustiado:

- Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar....

Então ele abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia.

Os malfeitores estavam entrando na trilha, na qual ele se encontrava, e ele estava esperando apenas a morte.

Quando passaram em frente da trilha o homem escutou:

- Vamos, entremos nesta trilha.

- Não, não está vendo que tem até teia de aranha?

Nada entrou por aqui.

Continuemos procurando nas próximas trilhas.

Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível.

As vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança nele para deixar que sua glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha.

Nunca desanime em meio às lutas, siga em frente, pois Deus disse.

“Diga ao fraco que eu sou forte”.

São nos momentos mais difíceis que encontraremos em Deus a nossa força.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O QUE É SER UMBANDISTA?

Eu sou Umbandista ... Mas o que é isso? O que é ser Umbandista? É não ter vergonha de dizer: "Eu sou Umbandista". É não ter vergonha de ser identificado como Umbandista. É se dar, acima de tudo a um trabalho espiritual. É saber que um terreiro, um centro, uma casa de Umbanda é um local espiritual e não a Religião de Umbanda em seu todo, mas todos os terreiros, centros, e casas de Umbanda, representam a Religião de Umbanda. É saber respeitar para ser respeitado, é saber amar para ser amado, e saber ouvir para ser escutado, e saber dar um pouco de si para receber um pouco de Deus dentro de si. É saber que a Umbanda não faz milagres, quem os faz é Deus, e quem os recebe os mereceu. É saber que uma casa de Umbanda não vende nem dá salvação, mas oferece ajuda aos quequerem encontrar um caminho. É ter respeito por sua casa, por seu sacerdote e pela Religião de Umbanda como um todo:irmandade. É saber conversar com seu sacerdote e retirar suas dúvidas. É saber que nem sempre estamos preparados... que é necessário sacrifícios, tempo e dedicação para o sacerdócio. É entrar em um terreiro sem ter hora para sair, ou sair do terreiro após o último consulente ser atendido. É, mesmo sem fumar e beber, dar liberdade aos meus guias para que eles utilizem esses materiais para ajudar ao próximo, confiando que me deixem sempre bem após as sessões. É me dar ao meu Orixá para que ele me possua com sua força e me deixe um pouco dessa força para que eu possa viver meu dia-a-dia, numa luta constante em benefício dos que precisam de auxílio espiritual. É sofrer por não negar o que sou ( Umbandista ), e ser o que sou com dignidade, com amor e dedicação. É ser chamado de atrasado, de sujo, de ignorante, conservador, alienígena, louco... e, ainda assim, amar minha religião e defendê-la com todo carinho e amor que ela merece. É ser ofendido física, espiritualmente e moralmente, mas mesmo assim, continuar amando minha Umbanda. É ser chamado de adorador do Diabo, de Satanás, de servo dos Encostos, e, mesmo assim, levantar a cabeça, sorrir e seguir em frente com dignidade. É ser Umbandista e pedindo sempre a Zamby para que eu nunca esteja Umbandista. É acreditar, mesmo nós piores momentos, com a pior das doenças, estando um caco espiritual e material, que os Orixás e os guias, mesmo que não possam nos tirar dessas situações, estarão ali, ao nosso lado, momento a momento nos dando força e coragem; ser Umbandista é, assim de tudo, acreditar nos Orixás e nos guias, pois eles representam a essência e a pureza de Deus. É dizer sim, onde os outros dizem não! É saber respeitar o que o outro faz como Umbanda, mesmo que seja diferente da nossa, mas sabendo que existe um propósito no que ambos estão fazendo. É vestir o branco sem vaidade. É alguém que você nunca viu te agradecer porque um dos seus guias a ajudou, e não ter orgulho. É colocar suas guias e sentir o peso de uma responsabilidade, onde muitos possam ver ostentação. É chorar, sorrir, andar, respirar e viver dentro de uma religião sem querer nada em troca. É ter vergonha de pedir aos Orixás por você, mas não ter vergonha de pedir pelos outros. É não ter vergonha de levar uma oferenda em uma praia ou mata, nem ter vergonha de exercer a nossa religiosidade diante dos outros. É estar sempre pronto para servir a espiritualidade seja no terreiro, seja numa encruza, seja na calunga, seja no cemitério, seja na macaia, seja nós caminhos... seja em qualquer lugar onde nosso trabalho seja necessário. É se alegrar por saber que a Umbanda é uma religião maravilhosa, mas também sofrer porque os Umbandistas ainda são tão preconceituosos uns com os outros. É ficar incorporado 5, 6 horas em cada uma das girar, sentindo seu corpo moído, e, ao mesmo tempo, sentir a satisfação e o bem estar por mais um dia de trabalho. É sentir a força do soar dos atabaques, sua vibração, sua importância, sua ação, sua força dentro de uma gira e no trabalho espiritual. É arriar a oferenda para o Orixá e receber seu Axé. É ver um consulente entrar o terreiro chorando, e vê-lo mais tarde sair do terreiro sorrindo. É ter esperança que um dia, nós Umbandistas, acharemos a receita do respeito mútuo. É ser Umbandista mesmo que outros digam que o que você faz, sua prática, sua fé, sua doutrina, seu acreditar, sua dedicação, seu suor, suas lágrimas e sacrifício não sejam Umbanda. É saber que existe vaidade mesmo quando alguém diz que não têm vaidade: vaidade de não ter vaidade. É saber o que significa a Umbanda não para você, mas para todos. É saber que as palavras somente não bastam. Deve haver atitude junto com as palavras: falar e fazer, pensar e ser, ser e nunca estar... É saber que a Umbanda não vê cor, não vê raça, não vê status social, não vê poder econômico, não vê credo. Só vê ajuda, caridade, luta, justiça, cura, lágrimas, aflição, alívio, raiva, amor, mau e bom, mal e bem... os problemas, as necessidades e a ajuda para solucionar os problemas de quem a procura. É saber que a Umbanda é livre; não tem dono, não tem Papa, mas está aí para ajudar e servir a todos que a procuram. É saber que você não escolheu a Umbanda, mas que a Umbanda escolheu você. É amar com todas as forças essa Religião maravilhosa chamada Umbanda.

PRECE DE CÁRITAS

DEUS, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai força àquele que passa pela provação; dai luz àquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus, dai ao viajor a estrela guia; ao aflito a consolação; ao doente o repouso. Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, a criança o guia, ao órfão o pai. Senhor, que a vossa bondade se estenda sobre tudo que Criastes. Piedade Senhor, para aqueles que não vos conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé. Deus, um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra. Deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós como um grito de reconhecimento e amor. Como Moisés sobre a montanha, nos Vós esperamos com os braços abertos, oh! Poder... oh! Bondade... oh! Beleza... oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte alcançar a Vossa misericórdia. Deus, dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós. Dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas, o espelho onde deve refletir a Vossa Santa e Misericordiosa imagem.

Por: (Mme. W. Kril. Ditato pelo Espírito Cáritas 25/12/1873)

A BONDADE

Caros Irmãos,

Somos seres espirituais encarnados, unidos pelo mesmo ideal de servir ao próximo, social e espiritualmente. Somo seres diferentes individualmente, temos nossos Karmas individuais, familiares e coletivos, nossas limitações físicas, morais, intelectuais e espirituais, mas estamos todos voltados para uma mesma causa, buscando o nosso auto-aperfeiçoamento. Vivendo em comunidade necessitamos de normas, regras, regulamentos e estatutos que nos façam permanentemente refletir sobre o nosso próprio livre arbítrio e o livre arbítrio dos demais irmãos de fé.

O Centro Espírita Pai André de Guiné é nossa Casa Espiritual enquanto estivermos aqui no plano físico, daí, ser imprescindível, zelarmos pela limpeza, conservação e harmonia de todos os seus setores.

Somos elos de uma grande corrente e se um único elo da corrente se parte, a corrente fica partida.

Devemos desenvolver em nós, a cada instante as forças da solidariedade, da cooperação e da benevolência. Aconselhando, ajudando, orientando e perdoando, sempre colaboramos para a melhoria daqueles obreiros que ainda não tomaram consciência da seriedade e da importância da vida espiritual comunitária que aqui vivemos.

Numa comunidade democrática a liberdade é fundamental e no mesmo grau de responsabilidade.

Respeitar o irmão é amá-lo sem barreiras ou discriminações, sem ressentimentos e sem rancor. Quem não respeita o patrimônio pessoal de um outro irmão estará desrespeitando o patrimônio de toda a comunidade.

Por isso, lembremo-nos de que precisamos viver em harmonia, para termos paz interior e merecermos a assistência de nossos Guias e Mentores Espirituais.

É Importante que em nosso relacionamento inter-pessoal sejamos educados, sinceros e honestos, responsáveis e côncios de nossos deveres espirituais.

O nosso comportamento do dia-a-dia revela quem realmente somos. Olhamos, observamos e julgamos os outros da mesma forma que os outros nos olham, nos observam e nos julgam. Se por vezes nos deixamos dominar pelo nervosismo, pela ira, pela agressividade e atingimos algum irmão, devemos nos penitenciar, pedir-lhes desculpas ou perdão e prosseguir a caminhada, ombro a ombro, sem nos deixarmos abater ou dominar pelo orgulho ou pela vaidade. A cada falha cometida nos reportamos à análise de nosso comportamento e verificamos que ainda somos imperfeitos e pouco evoluídos.

Se algum de nós, sentirmos prejudicados em nossa liberdade ou com problema interpessoais, devemos discutir e solucionar esses problemas entre os interessados ou envolvidos diretamente.

Façamos com que a BONDADE de cada um de nós se irradie sobre TODOS.

ENCONTREMOS-NOS...CONOSCO MESMO E COM OS OUTROS.

Recebido por: Nossa presidente – Flor Maria

Entidade: Cabocla Jandira

Data: Setembro de 1990

A INDISCIPLINA

A indisciplina, essa vai acabar, não pergunte como, só ela sabe.

É bom que se conscientize, de que a porta da saída, é a serventia da casa.

A casa está necessitando de trabalhadores simples e humildes.

As más respostas dadas em relação a trabalhos, é uma porta aberta a desarmonia e a compreensão, a recuperação do que está quase perdido, é um dever de cada um, não podendo deixar sem resposta.

Todas as ordens com relação a horários e a obrigações de freqüência a trabalhos, serão bem explicadas.

Deverá ser feito uma escala de trabalhos nos dias ímpares, a partir de outubro. Exemplo 3ª. Ou 5ª., o dia em que o aparelho achar conveniente, para se fazer a doutrina material. (os ogans, não poderão faltar só se for por motivo justo).

Quando essa chefe responsável, achar que deve fazer ou não trabalhos, desde que não prejudique o médium, terá ela, apoio da nossa parte.

Filhos, estão havendo sérias e graves desobediências com o próprio espírito chefe do templo, foi pedido muitas e muitas vezes para não conversarem na corrente, para se isolarem de tudo que existe em sua volta, o que infelizmente, não está ainda acontecendo.

Quando estiver um dos médiuns, a parte da chefe, falando, continuam em silêncio até que se complete o raciocínio, para que não se forme conceitos errôneos do que foi dito.

Sobre estes trabalhos que estão determinados, vem quem puder e quiser, pois todos sabem do quanto necessita para o seu burilamento espiritual, o aparelho determina o dia que deverá ser feito, depois de marcado, deverá ser realizado sem falta, não importando os problemas pessoais de cada um.

O aparelho poderá mudar qualquer trabalho, com a ordem espiritual, cosa seja absolutamente necessário.

Tudo isso que está sendo feito, já é em agradecimento do fim do ano.

Quando for designada uma data para a realização de um trabalho, com ordem espiritual ou material, não pode ser mudado por qualquer motivo pessoal do médium.

Gasta-se tempo com vícios que só causam mal não só ao corpo, mas também a alma, porque não gastar um pouquinho com o espírito? Além do mais, vocês estão aplicando, para terem muito em retorno.

A partir do início do ano que entra, o aparelho vai trabalhar em casos de grande necessidade, em relação aos trabalhos internos, continuam a mesma coisa.

A má conduta entre casais, vai ter que acabar dentro do templo Pai André de Guiné, chega de avisos infrutíferos.

As agressões não só físicas mas principalmente morais, vão ter que terminar porque só o amor, a confiança e o respeito, fazem a força.

Não reclamais contra dificuldades que surgem no caminho, pois se dificuldades existem, nós mesmos as criamos, vocês tem em mãos, a oportunidade e a liberdade de resgatarem algumas partes dos seus débitos, fazeis o que acharem melhor, pois nem o Pai, os obriga a fazer o que não querem, se não querem, outros desejam.

Filhos, necessitados são muitos, aproveiteis pois, as oportunidades, porque muito será cobrado de quem mais for dado.
É a disciplina sinal de humildade e de elevação espiritual, sem disciplina, não há progresso, fica pois determinado que a partir já do próximo trabalho o horário será às 8:00 horas para o início dos trabalhos, tanto para os médiuns, como para a assistência, devendo o portão ser fechado, só podendo ser aberto, por motivo que a chefe material, achar justo, isto com relação aos médiuns.

Quero dizer aos meus filhos desta Tenda, que o motivo de ter comunicado desta forma, foi porque esta Cabloca, não queria ser interrompida durante a explanação, as dúvidas, tirarei depois.

Pensem bem sobre cada ponto que foi abordado e procurem se adaptarem às novas condições, do contrário esta Cabloca, com pesar, mais para resguardar um bem maior, será obrigada a suspender quem quer que seja, inclusive, até o próprio companheiro deste aparelho, por um período de no mínimo 3 meses.

Data: Posse, 06 Setembro de 1990.

Recebido por: MÉDIUM - PRESIDENTE DO CENTRO - DNA. FLOR MARIA

Entidade: CABLOCA JANDIRA